A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo – FapUnifesp, contratada
pela Universidade Federal de São Paulo, Convênio Finep 01.24.0261.00
(2060/23) com o objetivo de apoiar o projeto “I’
Am Verde - Produtos
químicos inovadores de base biológica ou mediante reciclagem para uma indústria
automotiva verde”, torna pública a
abertura de inscrições destinadas a selecionar recursos humanos para apoio técnico ao referido projeto, conforme perfis e atividades descritos a seguir:
1. DESCRIÇÃO DAS VAGAS
Tabela 1: Descrição, distribuição das
vagas e valores
Função |
Código da Vaga |
Regime das atividades |
Resumo das Atribuições |
Escolaridade mínima |
Quantidade de Vagas |
Valor Mensal Bruto |
Duração do contrato (meses) |
Bolsa DTI-A |
DTI-A |
Presencial |
Ver anexo 1 |
Profissional com Doutorado em curso ou concluído e, no
mínimo, 6 (seis) anos comprovados de efetiva experiência em atividades de
pesquisa, desenvolvimento ou inovação. |
2 (duas) |
R$ 5.200,00 |
12 (doze) |
Bolsa DTI-B |
DTI-B |
Presencial |
Ver anexo 1 |
Profissional com Mestrado concluído e, no mínimo, 2 (dois)
anos comprovados de efetiva experiência em atividades de pesquisa,
desenvolvimento ou inovação. |
2 (duas) |
R$ 3900,00 |
12 (doze) |
Bolsa DTI-C |
DTI-C |
Presencial |
Ver anexo 1 |
Profissional de nível superior |
1 (uma) |
R$ 2.186,87 |
12 (doze) |
Desenvolvimento Tecnológico e Industrial (DTI A, B e C)
1.1. Compreende-se como perfil de candidatos(as) ao processo seletivo deste edital
aquele(a)s que:
1.1.1. Tenha(m) graduação
conforme descrito no anexo 1 deste Edital
1.1.2. Tenham experiência
acadêmica e/ou prática, devidamente comprovada, conforme
descrito no anexo 1 deste Edital
1.1.3. Não sejam militares, servidores ou
empregados públicos, integrantes do quadro permanente de pessoal da
Administração Pública Direta ou Indireta
1.2. Atribuições das(os) bolsistas:
1.2.1. Descritas
no anexo 1 deste Edital
1.3. Serão disponibilizadas 5 (cinco) vagas, conforme Tabela 1
2.
DA DEDICAÇÃO
AO PROJETO/REGIME
DAS ATIVIDADES
2.1. Para o desenvolvimento das atividades previstas os(as) bolsistas deverão dedicar 40 (quarenta) horas semanais.
2.2. As atividades deverão ser realizadas
de forma PRESENCIAL.
3.DAS INSCRIÇÕES
3.1. Antes de realizar a inscrição, o(a) interessado(a)
em participar do processo seletivo, que recebe bolsa por outra instituição,
deverá:
3.1.1. Verificar junto à referida
instituição, a possibilidade de acúmulo de bolsas.
3.1.2. Certificar-se de ter disponibilidade
de horário para exercício da função, conforme estipulado na cláusula 2. DA
DEDICAÇÃO AO PROJETO/REGIME DAS ATIVIDADES.
3.2. O(a) candidato(a) deverá realizar sua inscrição no período compreendido entre as
00h01min do dia 15/01/2025 e as 23h59min do dia 21/01/2025.
3.1.1. Para efetivar a inscrição será necessário o envio, para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br e
preenchimento do formulário Bolsas I’Am Verde, de comprovante de
escolaridade (graduação mais mestrado e
doutorado, de acordo com a vaga à qual deseja concorrer), currículo lates
e/ou vitae e carta de intenção com até 2 páginas, em que se
apresente a experiência desejável para
a vaga (todos os documentos deverão ser enviados em um único
documento pdf).
3.1.2. No campo assunto do e-mail, informar o NOME completo do(a) candidato(a), o NÚMERO
DESTE EDITAL (003/2025)
e o CÓDIGO DA VAGA.
3.2. A não apresentação da documentação exigida poderá
ser motivo de desclassificação dos
candidatos.
3.3.
Os candidatos só poderão se inscrever para uma das funções da cláusula 1.
DESCRIÇÃO DAS VAGAS.
4. DA VERBA ORÇAMENTÁRIA, SUA DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO
4.1. Será
atribuída, conforme especificado:
4.1.1 Bolsista
de
Desenvolvimento Tecnológico e Industrial (DTI)
4.1.2. 1 (uma) bolsa mensal, de
acordo com a tipologia descrita na tabela 1.,
conforme a previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 12 (doze) meses,
correspondente
ao período de fevereiro/2025
a fevereiro/2026.
4.2.A contratação/início das atividades ficará condicionada à liberação do recurso financeiro e à aprovação por parte do financiador do Projeto (FINEP).
5. DAS CONDIÇÕES PARA ACEITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
5.1. Apenas serão aceitas as inscrições que obedecerem aos prazos e condições estipuladas neste Edital.
Não será permitida a alteração
e/ou a complementação
da documentação após a submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.
5.2. É vedado o pagamento de bolsa prevista neste edital para candidato(a)
selecionado(a) que tenha parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau com a equipe
de coordenação do projeto objeto
deste edital.
5.3. É vedado o pagamento da bolsa prevista neste edital a candidato
selecionado, de
nacionalidade estrangeira, que não possua o visto de residência no Brasil (permanente
ou temporária) ou que tenha o visto em questão com o prazo de validade vencido, por ser
o mesmo de exigência
obrigatória.
6. DO PROCESSO DE
SELEÇÃO
6.1. A seleção
será realizada em
duas etapas,
que consistirão em:
6.1.1. Análise dos
currículos e cartas
de intenção dos(as)
candidatos(as).
6.1.2. Entrevista, que será realizada de forma virtual/eletrônica
6.2. É de responsabilidade do(a) candidato(a), aprovado(a) para a etapa de entrevista,
verificar as informações (dia, horário, local ou plataforma), por meio da divulgação disponibilizada
no site https://fapunifesp.edu.br/editais
6.3. Para a etapa de entrevistas poderão ser convocados até 5 (cinco) candidatos por
vaga.
6.4. O não comparecimento à etapa de entrevistas acarretará, automaticamente, a desclassificação do candidato,
independentemente do motivo alegado.
7.DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO
Descrição |
Caráter/Detalhamento |
Período | |
1ª fase |
Análise
curricular |
Classificatória e eliminatória |
22/01/2025 |
2ª fase |
Convocação para Entrevista |
Divulgação e Convocação dos Candidatos para 2ª fase |
22/01/2025 |
3ª fase |
Entrevista |
Classificatória e eliminatória |
23/01/2025 |
4ª fase |
Resultado
preliminar |
Divulgação dos candidatos aprovados antes da etapa de
recursos |
24/01/2025 |
5ª fase |
Recursos |
Solicitação de reconsideração do resultado preliminar |
27/01/2025 |
6ª fase |
Resultado pós
recursos |
Divulgação da listagem final de candidatos aprovados |
28/01/2025 |
7.1. O presente processo
seletivo será válido
por 12 (doze) meses.
7.2. O contrato do bolsista poderá ser prorrogado, mediante interesse da instituição e
disponibilidade de recurso financeiro adicional,
hipótese em que haverá retificação do prazo
de contratação definido neste
edital.
7.4. As
atividades terão início em fevereiro/2025 e término em
fevereiro/2026
8. DOS RECURSOS
8.1. Os recursos referentes ao resultado do processo
de seleção deste Edital deverão ser enviados para o endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br
em até 01 (um) dia útil a partir
da data de divulgação do resultado. No campo ASSUNTO da mensagem, o(a)
candidato(a) deverá identificar: Recurso para processo seletivo – PROJETO “I’ Am Verde“, EDITAL N/ 003/2025.
8.2. Os recursos serão avaliados pela Comissão de Seleção, que decidirá pelo
deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá
recurso contra a decisão da Comissão.
8.3. Não será aceita interposição de recursos por outros meios não especificados neste Edital.
9. DA CONCESSÃO DA BOLSA
9.1. O(a) candidato(a)
selecionado(a) deverá assinar Termo de Concessão de Bolsa, que será
disponibilizado pela FapUnifesp.
9.2. Para elaboração
do Termo, logo após a publicação do Resultado Final, os(as) candidatos(as)
aprovados(as), deverão providenciar a documentação, as declarações e os
formulários constantes do link https://fapunifesp.edu.br/bolsistas e enviá-la para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br.
9.3. É obrigatório que
a conta do(a) bolsista seja conta corrente ou poupança, nominal do(a) beneficiário(a), ativa no Banco do Brasil.
9.4. O(a) candidato(a) que não for correntista do Banco do Brasil poderá solicitar abertura junto a este, por meio de carta, fornecida pela FapUnifesp, mediante
solicitação, e indicar os dados bancários para o recebimento dos pagamentos após sua
seleção
neste
Edital.
10.
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
10.1. As informações prestadas, bem como as documentações apresentadas, serão de inteira responsabilidade
do(a) solicitante.
10.2. A inscrição pressupõe a concordância com
todos os itens
deste
Edital.
10.3. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo
deste edital podem ser
obtidos por meio do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br
10.4. A Comissão Avaliadora reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as
situações
não previstas no presente edital.
10.5. A qualquer
tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou
em parte, seja por decisão unilateral da Unifesp e/ou da FapUnifesp, sem que isso
implique direito à indenização ou
reclamação de qualquer natureza.
10.6. A bolsa é destinada exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio institucional ao projeto e não implicará, sob
hipótese alguma, em vínculo empregatício.
10.7. Eventual
suspeição ou impedimento do(s) membro(s) que compõe(m) a Comissão Avaliadora, deverá ser declarada pelo(s) mesmo(s), antes da realização da análise curricular
e entrevista do candidato.
11. DA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO
DE DADOS PESSOAIS
11.1. As partes concordam que qualquer
atividade de tratamento envolvendo dados pessoais somente será realizada na
medida necessária para a execução do objeto da prestação de serviços deste
Edital, em conformidade com a legislação vigente sobre Proteção de Dados
Pessoais e as determinações de órgãos reguladores/fiscalizadores sobre a
matéria, em especial, a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, bem como as
demais normas aplicáveis.
11.2. Os dados pessoais coletados para
inscrição neste Edital incluem, mas não se limitam às informações necessárias
para a execução do objeto do Contrato e têm a finalidade de execução do
Contrato, conforme disposto no artigo 7º, inciso V, da Lei nº 13.709/2018 e
poderão ser compartilhados com entes parceiros e/ou agentes públicos para fins
de prestação de contas.
11.3. Disposições específicas
relativas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) poderão ser dispostas na
Política de Privacidade da FAP.
11.4. Dúvidas, questionamentos e
requisições relativas à privacidade e a proteção de dados dos titulares que
participam deste Edital poderão ser sanadas por seu Encarregado de Proteção de
Dados (DPO) da FAP, Sr. João Vitor Finotti, através do e-mail: dpo@fapunifesp.edu.br.
Anexo 1
Tipo |
Equivalência |
Responsáveis |
Instituição |
Perfil e
atividades do bolsista |
DTI-A |
PósDoc
CAPES-CNPq Bolsa TT4 -FAPESP |
Prof. Raúl |
Unifesp |
Profissional com
doutorado em curso ou concluído, |
DTI-B |
PhD (CAPES/CNPq) |
Profa. Danielli |
Unifesp |
Profissional com
Mestrado concluído, graduado em Enfermagem, |
DTI-C |
MSc (CAPES/CNPq) |
Prof. Herón |
Unifesp |
Profissional de nível superior, graduado(a) em Química ou
Engenharia Química. |
A FapUnifesp torna público o resultado final, após
conclusão da fase de recursos:
Bolsa DTI-A
APROVADOS
Jose Carlos Rodriguez Tito
Fábio Henrique Ferreira Batista
Bolsa DTI-B
APROVADA
Ana Flávia Bezerra
Bolsa DTI-C
APROVADO
Kauan da Paz Pereira
A FapUnifesp torna público o resultado preliminar, após
conclusão das fases do processo seletivo para contratação de Bolsista:
Bolsa DTI-A
APROVADOS
Jose Carlos Rodriguez Tito
Fábio Henrique Ferreira Batista
Bolsa DTI-B
APROVADA
Ana Flávia Bezerra
Bolsa DTI-C
APROVADO
Kauan da Paz Pereira
Convocamos
os (as) candidatos (as) a seguir, para a fase de entrevistas que será realizada
no dia 23/01/2025, nos horários especificados.
As
entrevistas serão realizadas por vídeo conferência, através da plataforma
Google Meet:
Link
da videochamada: https://meet.google.com/qjr-apbx-gwt
Bolsa DTI-A
08h:15 - Jose
Carlos Rodriguez Tito
08h:30 - Fábio
Henrique Ferreira Batista
Bolsa DTI-B
08h:45 - Ana Flávia Bezerra
Bolsa DTI-C
09h:00 - Kauan da Paz Pereira